top of page

S&OP/IBP vs S&OE/ITP: Visão Geral



S&OP (Sales and Operations Planning) e IBP (Integrated Business Planning) por um lado, e S&OE (Sales and Operations Execution) e ITP (Integrated Tactical Planning) por outro, são conceitos relacionados ao planejamento e à execução no contexto de gestão da cadeia de suprimentos e negócios.


A diferença primária entre eles é o horizonte temporal e o nível de detalhe. Vamos examinar cada um:

1. S&OP (Sales and Operations Planning)


Horizonte Temporal: Geralmente, médio prazo (12-24 meses).

Objetivo: Alinhar os planos de vendas e marketing com os planos de produção e distribuição, garantindo que a demanda do cliente possa ser atendida com os recursos disponíveis.

Componentes principais: Previsão de demanda, plano de produção, plano de inventário e plano de capacidade.

Foco: Balancear a oferta e a demanda.



2. IBP (Integrated Business Planning)


Horizonte Temporal: Geralmente, médio a longo prazo (24-36 meses ou mais).

Objetivo: É uma extensão avançada do S&OP, com uma abordagem mais holística, que integra planejamento financeiro, estratégico e operacional para otimizar o desempenho do negócio.

Componentes principais: A integração de planos financeiros, planos estratégicos, planos de RH, planos de TI, entre outros.

Foco: Alinhar a estratégia corporativa com a execução operacional, garantindo a coesão entre os diferentes departamentos e funções da empresa.



3. S&OE (Sales and Operations Execution)


Horizonte Temporal: Curto prazo (semanal a mensal).

Objetivo: Focar na execução diária e semanal, garantindo que o plano estabelecido pelo S&OP seja executado de maneira eficaz.

Componentes principais: Gestão de pedidos, ajustes de produção de curto prazo, gestão de estoques e logística.

Foco: Resolver desafios operacionais de curto prazo, como interrupções no fornecimento ou picos inesperados de demanda.



4. ITP (Integrated Tactical Planning)


Horizonte Temporal: Curto a médio prazo.

Objetivo: Integrar as atividades táticas de diferentes funções (como compras, produção e distribuição) para responder de forma ágil às mudanças no mercado.

Componentes principais: Planejamento tático integrado, revisões frequentes e ajustes conforme necessário.

Foco: Aumentar a flexibilidade e a capacidade de resposta da cadeia de suprimentos.



Em resumo:

● S&OP e IBP são mais focados no planejamento, alinhando diferentes funções da empresa para garantir coesão e direcionamento estratégico.

● S&OE e ITP estão mais centrados na execução e ajuste tático, garantindo que os planos estabelecidos sejam seguidos e adaptados conforme as mudanças no ambiente de negócios.

 

Com profissionais com vasta experiência no setor, a MRP-N Consultoria pode apoiar sua organização na jornada da transformação digital para o S&OP / IBP, entre em contato agora mesmo com nossa equipe e saiba como:


✉ contato@mrpnachbar.com

💻 www.mrpnconsultoria.com

☎ +55 (11) 9 4387-2772 (WhatsApp)



 

Texto elaborado por:

Michel Nachbar, APICS CSCP® | MBA | SAP® IBP Certified

Associate Partner @ MRP-N Consultoria | SAP® Edge Partner

empowered by ChatGPT®


Possui carreira consolidada desenvolvida em empresas multinacionais de renome tais como Procter & Gamble, Coca-Cola, Barry-Callebaut, Chr-Hansen e Martin-Brower, onde atuou em cargos de liderança para gestão de supply chain e implementação de tecnologia em empresas.


Hoje está a frente da MRP-N Consultoria a + 6 anos, empresa boutique em desenvolvimento e aconselhamento na implementação do roadmap (plano estratégico) da gestão de projetos e melhorias das melhores práticas na gestão da cadeia de abastecimento incluindo processos, tecnologia e mudanças organizacionais, atuando com multinacionais, tais como, Coty (Savoy), MARS, Coca-Cola KO, Faber-Castel, Ypê (Química Amparo), Ontex, e empresas nacionais em grande ascensão, dentre elas, Brasilata, Gerdau, Hinode, Intelbras, e TMG.

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page