top of page

Quais impactos o Marco Fiscal pode causar na gestão da cadeia de abastecimento e como mitigá-los?



Mudanças fiscais podem impactar a gestão da cadeia de abastecimento de várias maneiras:

1. Custos:

Alterações nas taxas de impostos, seja sobre bens, serviços ou importações/exportações, podem afetar diretamente os custos em todas as etapas da cadeia de abastecimento.

2. Regulamentações comerciais:

Novas regulamentações ou tarifas sobre o comércio internacional podem afetar a cadeia de abastecimento, especialmente se a empresa depende fortemente de fornecedores ou mercados estrangeiros.

3. Fluxos de caixa e investimentos:

As mudanças fiscais também podem afetar o fluxo de caixa disponível e as decisões de investimento das empresas, o que pode, por sua vez, impactar as operações da cadeia de suprimentos.


Para mitigar os riscos associados a mudanças fiscais, as empresas podem considerar várias estratégias:

1. Monitoramento constante das mudanças fiscais e regulatórias:

As empresas devem estar cientes das mudanças fiscais propostas e aprovadas e adaptar suas operações e estratégias de acordo.

2. Planejamento tributário:

As empresas devem trabalhar com consultores fiscais para entender como as mudanças fiscais podem afetar suas operações e explorar estratégias de planejamento tributário para mitigar esses impactos.

3. Diversificação:

A diversificação dos fornecedores e mercados pode ajudar a mitigar os riscos associados às mudanças fiscais e regulatórias.

4. Foco na eficiência operacional:

Aumentar a eficiência operacional pode ajudar a compensar qualquer aumento de custos devido a mudanças fiscais.

5. Colaboração e negociação com fornecedores e clientes:

Trabalhar em estreita colaboração com fornecedores e clientes para compartilhar os impactos das mudanças fiscais pode ser uma estratégia eficaz.


Lembre-se de que a eficácia de qualquer estratégia dependerá da situação específica da empresa e do contexto fiscal e regulatório mais amplo. Como sempre, é aconselhável buscar orientação profissional ao navegar por esses desafios complexos.

 

Com profissionais com vasta experiência no setor, a MRP-N Consultoria pode apoiar sua organização na jornada da transformação digital para o S&OP / IBP, entre em contato agora mesmo com nossa equipe e saiba como:


✉ contato@mrpnachbar.com

💻 www.mrpnconsultoria.com

☎ +55 (11) 9 4387-2772 (WhatsApp)



 

Texto elaborado por:

Michel Nachbar, APICS CSCP® | MBA | SAP® IBP Certified

Associate Partner @ MRP-N Consultoria | SAP® Edge Partner

empowered by ChatGPT®


Possui carreira consolidada desenvolvida em empresas multinacionais de renome tais como Procter & Gamble, Coca-Cola, Barry-Callebaut, Chr-Hansen e Martin-Brower, onde atuou em cargos de liderança para gestão de supply chain e implementação de tecnologia em empresas.


Hoje está a frente da MRP-N Consultoria a + 6 anos, empresa boutique em desenvolvimento e aconselhamento na implementação do roadmap (plano estratégico) da gestão de projetos e melhorias das melhores práticas na gestão da cadeia de abastecimento incluindo processos, tecnologia e mudanças organizacionais, atuando com multinacionais, tais como, Coty (Savoy), MARS, Coca-Cola KO, Faber-Castel, Ypê (Química Amparo), Ontex, e empresas nacionais em grande ascensão, dentre elas, Brasilata, Gerdau, Hinode, Intelbras, e TMG.

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page