top of page

O que é o Rough Cut Capacity Planning e como ele influencia no S&OE/ITP?

Atualizado: 21 de nov. de 2023



O RCCP (Rough Cut Capacity Planning) ou Planejamento de Capacidade em Corte Grosso, é um processo usado no planejamento de produção para verificar a capacidade de alto nível de uma planta ou de recursos críticos frente às demandas de produção projetadas. Este planejamento é consolidado mensal (ou trimestral) por hierarquias de capacidade, em um nível granular mais agregado que o planejamento de capacidade detalhado semanal e diário.


Como o RCCP influencia o S&OE/ITP:


1. Cadastros Críticos

O RCCP depende de dados acurados sobre os recursos disponíveis (mão-de-obra, máquinas, etc.) e as demandas de produção. Informações incorretas nos cadastros críticos podem levar a avaliações imprecisas da capacidade, resultando em super ou subutilização de recursos.


2. Fluxo

O RCCP ajuda a determinar se a demanda de produção planejada pode ser atendida com os recursos existentes. No contexto do S&OE (Sales and Operations Execution), ele informa decisões operacionais de curto prazo, como ajustes em turnos de trabalho ou alocação de recursos. No ITP (Integrated Tactical Planning), ele fornece uma visão de médio prazo sobre a necessidade de ajustes na capacidade para alinhar com as estratégias de negócio.


3. Processo

O RCCP é uma parte crítica do processo de planejamento de produção. Ele é usado para validar o plano mestre de produção (MPS) e garantir que os planos de produção sejam realizáveis dada a capacidade disponível, atuando como uma ponte entre o planejamento de demanda e o planejamento de capacidade detalhado.


4. Tecnologia

Ferramentas de planejamento de recursos empresariais (ERP) e sistemas de planejamento de produção suportam o RCCP fornecendo visibilidade dos recursos e das demandas. Estas tecnologias permitem a simulação de diferentes cenários de produção, ajudando na tomada de decisões baseadas em dados.


5. Pessoas

A implementação eficaz do RCCP exige colaboração entre os departamentos de planejamento, operações, vendas e finanças. É essencial que as pessoas envolvidas compreendam a capacidade de produção e suas limitações e estejam treinadas para responder rapidamente a mudanças no ambiente de produção.


No S&OE/ITP, o RCCP é vital para garantir que os planos de produção sejam viáveis e alinhados com os recursos disponíveis. Ele ajuda as organizações a otimizar a utilização de recursos, evitar gargalos de produção e responder de forma mais ágil às mudanças na demanda do mercado, mantendo o equilíbrio entre atender aos objetivos de negócios e as restrições de capacidade.

 

Com profissionais com vasta experiência no setor, a MRP-N Consultoria pode apoiar sua organização na jornada da transformação digital para o S&OP / IBP, entre em contato agora mesmo com nossa equipe e saiba como:


✉ contato@mrpnachbar.com

💻 www.mrpnconsultoria.com

☎ +55 (11) 9 4387-2772 (WhatsApp)



 

Texto elaborado por:

Michel Nachbar, APICS CSCP® | MBA | SAP® IBP Certified

Associate Partner @ MRP-N Consultoria | SAP® Edge Partner

empowered by ChatGPT®


Possui carreira consolidada desenvolvida em empresas multinacionais de renome tais como Procter & Gamble, Coca-Cola, Barry-Callebaut, Chr-Hansen e Martin-Brower, onde atuou em cargos de liderança para gestão de supply chain e implementação de tecnologia em empresas.


Hoje está a frente da MRP-N Consultoria a + 6 anos, empresa boutique em desenvolvimento e aconselhamento na implementação do roadmap (plano estratégico) da gestão de projetos e melhorias das melhores práticas na gestão da cadeia de abastecimento incluindo processos, tecnologia e mudanças organizacionais, atuando com multinacionais, tais como, Coty (Savoy), MARS, Coca-Cola KO, Faber-Castel, Ypê (Química Amparo), Ontex, e empresas nacionais em grande ascensão, dentre elas, Brasilata, Gerdau, Hinode, Intelbras, e TMG.

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page