top of page

O que é o Demand Planning, Sensing e Promotion e como eles influenciam no S&OE / ITP?



Demand Planning, Sensing e Promotion são componentes fundamentais no contexto do S&OE (Sales and Operations Execution) e do ITP (Integrated Tactical Planning), que juntos têm um impacto significativo na forma como uma empresa responde a demandas de mercado e gerencia suas operações.

Demand Planning (Planejamento de Demanda): É o processo de previsão da demanda futura para os produtos e serviços de uma empresa. Essa etapa é fundamental para o S&OE e ITP porque fornece a base para todas as decisões de planejamento de vendas e operações, incluindo produção, gestão de inventário, aquisição e logística.

Demand Sensing (Sensoriamento de Demanda): É uma técnica mais imediatista que usa dados em tempo real para capturar com precisão a demanda de curto prazo. Isso permite ajustes rápidos e dinâmicos no planejamento operacional e tático, melhorando a resposta da empresa às mudanças do mercado.

Promotion (Promoção): Refere-se às atividades planejadas para impulsionar as vendas ou a visibilidade de produtos específicos. No S&OE e ITP, as promoções devem ser cuidadosamente planejadas para garantir que a demanda adicional gerada possa ser atendida sem causar problemas de excesso de estoque ou falta de produto.

Como isso influência no S&OE / ITP:


1. Cadastros Críticos

Informações de produtos promovidos, histórico de vendas e ajustes para sensoriamento de demanda precisam ser precisos e atualizados nos sistemas de TI. Erros nos cadastros podem levar a previsões imprecisas e problemas de execução.


2. Fluxo

O planejamento, sensoriamento e promoção da demanda ajudam a garantir um fluxo constante e ajustado de produtos através da cadeia de suprimentos, o que é crucial para o S&OE e o ITP. Eles permitem responder rapidamente a alterações na demanda e manter o equilíbrio entre oferta e demanda.


3. Processo

Estes componentes introduzem processos de feedback contínuo e loops de aprendizado para melhorar a precisão das previsões e a eficácia das promoções. Eles fazem parte de um ciclo iterativo de planejamento, execução e revisão dentro do S&OE e do ITP.


4. Tecnologia

Sistemas avançados de planejamento da demanda e analíticos são usados para suportar tanto o planejamento de longo prazo quanto o sensoriamento de demanda de curto prazo. Promoções podem ser gerenciadas e otimizadas com a ajuda de software de gestão de campanhas e CRM (Customer Relationship Management).


5. Pessoas

As equipes de vendas, marketing, planejamento de demanda e operações precisam trabalhar em estreita colaboração para alinhar as promoções com as previsões de demanda e a capacidade operacional. Isso requer uma comunicação eficaz e colaboração entre diferentes funções e níveis da organização.


Combinados, Demand Planning, Sensing e Promotion ajudam uma empresa a navegar com sucesso na complexidade das operações do dia-a-dia e do planejamento tático, mantendo o alinhamento com os objetivos estratégicos de longo prazo.

 

Com profissionais com vasta experiência no setor, a MRP-N Consultoria pode apoiar sua organização na jornada da transformação digital para o S&OP / IBP, entre em contato agora mesmo com nossa equipe e saiba como:


✉ contato@mrpnachbar.com

💻 www.mrpnconsultoria.com

☎ +55 (11) 9 4387-2772 (WhatsApp)



 

Texto elaborado por:

Michel Nachbar, APICS CSCP® | MBA | SAP® IBP Certified

Associate Partner @ MRP-N Consultoria | SAP® Edge Partner

empowered by ChatGPT®


Possui carreira consolidada desenvolvida em empresas multinacionais de renome tais como Procter & Gamble, Coca-Cola, Barry-Callebaut, Chr-Hansen e Martin-Brower, onde atuou em cargos de liderança para gestão de supply chain e implementação de tecnologia em empresas.


Hoje está a frente da MRP-N Consultoria a + 6 anos, empresa boutique em desenvolvimento e aconselhamento na implementação do roadmap (plano estratégico) da gestão de projetos e melhorias das melhores práticas na gestão da cadeia de abastecimento incluindo processos, tecnologia e mudanças organizacionais, atuando com multinacionais, tais como, Coty (Savoy), MARS, Coca-Cola KO, Faber-Castel, Ypê (Química Amparo), Ontex, e empresas nacionais em grande ascensão, dentre elas, Brasilata, Gerdau, Hinode, Intelbras, e TMG.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page