top of page

Medidas que podem ser tomadas em caso de inflação no Brasil em relação ao supply chain



A inflação tem um impacto significativo em todas as partes da economia, e as operações da cadeia de suprimentos (supply chain) não são exceção. A inflação pode afetar a cadeia de suprimentos de várias maneiras:

1. Custos de Produção

A inflação pode levar a um aumento nos custos de produção, como matérias-primas, energia e mão-de-obra. Isso pode afetar a rentabilidade e a capacidade de uma empresa de competir efetivamente.

2. Custos de Transporte

A inflação também pode aumentar os custos de transporte, o que pode afetar a eficiência e o custo das operações de logística.

3. Previsão de Demanda

A inflação pode levar a incertezas econômicas, tornando a previsão de demanda mais difícil. Isso pode levar a problemas de estoque e serviço ao cliente.

4. Preços ao Consumidor

A inflação pode levar a um aumento nos preços ao consumidor. Isso pode afetar a demanda e, consequentemente, a cadeia de suprimentos.


Como mitigar esses riscos? Aqui estão algumas possíveis estratégias:

1. Hedging Financeiro

Algumas empresas usam instrumentos financeiros, como futuros e opções, para se proteger contra flutuações nos preços das commodities.

2. Diversificação de Fornecedores

Ao diversificar seus fornecedores, as empresas podem se proteger contra o risco de um aumento de preços em uma determinada região ou país.

3. Eficiência Operacional

Melhorar a eficiência operacional pode ajudar a mitigar os custos crescentes. Isso pode incluir a adoção de tecnologia para melhorar a eficiência, a redução de resíduos e a melhoria dos processos de produção.

4. Gestão de Relacionamento com Fornecedores

Negociar contratos de longo prazo com fornecedores pode ajudar a fixar preços e garantir a disponibilidade de suprimentos.

5. Gestão de Demanda

Adaptação da produção e das operações com base na demanda prevista, o que pode ajudar a evitar a superprodução e o excesso de estoque.


Lembre-se, porém, que a eficácia dessas estratégias dependerá da situação específica de cada empresa e do contexto econômico geral. É importante trabalhar com profissionais de finanças e economia para criar uma estratégia robusta e eficaz de gestão de riscos.

 

Com profissionais com vasta experiência no setor, a MRP-N Consultoria pode apoiar sua organização na jornada da transformação digital para o S&OP / IBP, entre em contato agora mesmo com nossa equipe e saiba como:


✉ contato@mrpnachbar.com

💻 www.mrpnconsultoria.com

☎ +55 (11) 9 4387-2772 (WhatsApp)



 

Texto elaborado por:

Michel Nachbar, APICS CSCP® | MBA | SAP® IBP Certified

Associate Partner @ MRP-N Consultoria | SAP® Edge Partner

empowered by ChatGPT®


Possui carreira consolidada desenvolvida em empresas multinacionais de renome tais como Procter & Gamble, Coca-Cola, Barry-Callebaut, Chr-Hansen e Martin-Brower, onde atuou em cargos de liderança para gestão de supply chain e implementação de tecnologia em empresas.


Hoje está a frente da MRP-N Consultoria a + 6 anos, empresa boutique em desenvolvimento e aconselhamento na implementação do roadmap (plano estratégico) da gestão de projetos e melhorias das melhores práticas na gestão da cadeia de abastecimento incluindo processos, tecnologia e mudanças organizacionais, atuando com multinacionais, tais como, Coty (Savoy), MARS, Coca-Cola KO, Faber-Castel, Ypê (Química Amparo), Ontex, e empresas nacionais em grande ascensão, dentre elas, Brasilata, Gerdau, Hinode, Intelbras, e TMG.

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page