top of page

Afinal, qual é a diferença entre o supply chain e a logística?



O supply chain e logística são dois conceitos relacionados, mas eles se referem a aspectos diferentes da gestão da cadeia de suprimentos de uma organização.


Aqui estão as principais diferenças entre os dois termos:



Supply Chain


1. A cadeia de suprimentos abrange todo o fluxo de materiais, informações e processos envolvidos na produção, distribuição e entrega de produtos ou serviços de uma empresa, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega ao cliente final.

2. Ela inclui todos os estágios, desde o fornecimento de matérias-primas, fabricação, armazenamento, transporte, distribuição, até a entrega final ao cliente.

3. A cadeia de suprimentos visa otimizar a eficiência e a eficácia de todo o processo, garantindo que os produtos ou serviços sejam entregues de forma consistente e com qualidade.



Logística


1. A logística é uma parte importante da cadeia de suprimentos, focando especificamente na gestão e no controle do fluxo de mercadorias, informações e serviços de forma eficiente e econômica.

2. Ela envolve atividades como transporte, armazenamento, gerenciamento de inventário, processamento de pedidos, embalagem e distribuição.

3. A logística é mais operacional e tática, visando garantir que os produtos sejam movidos da maneira certa, no momento certo e pelo custo mais baixo possível.


Em resumo, enquanto a cadeia de suprimentos é um conceito mais amplo que abrange todo o processo desde o fornecimento de matérias-primas até a entrega ao cliente, a logística é uma parte específica da cadeia de suprimentos que se concentra nas atividades relacionadas à movimentação e ao gerenciamento de produtos. Ambos desempenham um papel fundamental na gestão eficaz da cadeia de suprimentos de uma organização e trabalham em conjunto para garantir que os produtos ou serviços sejam entregues de forma eficiente e satisfatória aos clientes.

 

Com profissionais com vasta experiência no setor, a MRP-N Consultoria pode apoiar sua organização na jornada da transformação digital para o S&OP / IBP, entre em contato agora mesmo com nossa equipe e saiba como:


☎ +55 (11) 9 4387-2772 (WhatsApp)



 

Texto elaborado por:

Marcia Duarte, Supply Chain, MBA

Consultora de Supply Chain SR

empowered by ChatGPT®


Executiva com sólida carreira desenvolvida na área de Planejamento de Produção e Operações atuando em empresas nacionais e multinacionais nos segmentos cosméticos, alimentícios, químico farmacêutico, higiene e limpeza, aonde atuou em cargos de liderança na gestão do supply chain e na implantação de processos de S&OP e S&OE e sistemas de apoio.


Atualmente atuando como Consultora de Supply Chain na MRP-N Consultoria e Treinamento, contribuindo de forma consultiva e mentoria para implantação de processos de S&OP-IBP e S&OE e ferramentas de gestão em empresas de diferentes segmentos, nos quais aportamos conhecimento, experiência e prática reforçando a utilização de melhores práticas na gestão da cadeia de abastecimento no Planejamento e Controle de Produção (PCP) atuando em Demanda (DP), Planejamento Abastecimento (DRP), Produção (MPS) com análise de capacidade (RRP -RCCP - CRP) e Materiais (MRP).

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page